Notícias

Inventário Nacional de Resíduos Sólidos

Até o dia 31 de março de cada ano, a partir de 2021, as indústrias devem reportar informações complementares às já declaradas no Manifesto de Transporte de Resíduos -MTR, referentes ao ano anterior, para elaboração e envio do Inventário Nacional de Resíduos Sólidos. É importante se atentar para a data correta de envio e para a regularidade do documento para evitar transtornos como notificações e multas.

O que é o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos

Bem antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei 12.305/2010, o inventário de resíduos foi estabelecido pela Resolução CONAMA 313 de 29 de outubro de 2002.

O inventário de resíduos sólidos, conforme definido na Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, é o conjunto de informações sobre a geração, tipologia, armazenamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados no país e declarada no MTR.

As informações constatadas no Inventário de Resíduos, ou seja, o diagnóstico da situação de resíduos sólidos no país serão disponibilizadas periodicamente no SINIR.

O inventário se tornou um importante instrumento de gestão que embasa a política de gestão de resíduos por meio da quantificação e diagnóstico de informações de uma empresa sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.

Por meio dos formulários, cada Estado coleta as informações sobre os resíduos sólidos gerados na atividade industrial e, elaboram diretrizes para o controle e gerenciamento destes resíduos.

Com as informações sobre os resíduos gerados nas indústrias é possível implementar políticas públicas visando:

  • Incentivar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias industriais limpas que visam à diminuição da geração de resíduos;
  • Elaborar um Plano para Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais (estadual e nacional);
  • Criar aterros sanitários, aterros industriais e pontos de coleta e sistemas de reciclagem.

Sobre o Paraná

O Estado do Paraná disponibiliza no site www.sga-ir.pr.gov.br o formulário para o preenchimento das informações referente ao resíduo gerado nas empresas paranaenses.

O órgão responsável por fornecer através de relatórios gerenciais o diagnóstico dos resíduos industriais gerados e tratados no estado do Paraná é o IAT – Instituto Água e Terra.

Quais empresas são obrigadas a elaborar o Inventário de Resíduos Sólidos

A resolução CONAMA nº 313 no seu 4º artigo determina quais as empresas obrigadas a emitir o inventário anual. São as empresas dos respectivos setores:

  • Indústrias de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro.
  • Fabricação de coque.
  • Refino de petróleo.
  • Elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool.
  • Fabricação de produtos químicos.
  • Metalurgia básica.
  • Fabricação de produtos de metal.
  • Fabricação de máquinas e equipamentos.
  • Máquinas para escritório e equipamentos de informática.
  • Fabricação e montagem de veículos automotores.
  • Reboques e carrocerias e fabricação de outros equipamentos de transporte.

 A Ecoltec presta Assessoria Ambiental

A Ecoltec Consultoria Ambiental atua nas diversas frentes para que as empresas estejam adequadas em relação às práticas sustentáveis, bem como à legislação ambiental vigente. Assessoramos as empresas a controlar melhor todas as suas limitantes de licença de operação e atender de forma integradas todas as legislações ambientais pertinentes a seu processo produtivo. Saiba mais em Assessoria Ambiental

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *