Notícias

A importância da análise de solo para aumentar a produtividade no Agronegócio

O verão é uma das melhores épocas para plantar grãos e frutas de caroço, contudo o solo precisa estar fértil e saudável para que a plantação se desenvolva de forma adequada e se torne lucrativa. Para isso, é importante que os agricultores realizem em suas propriedades a análise de solos.

A análise do solo é fundamental para conhecer as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais, acidez e o tamanho das partículas, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação.

É importante que análise e amostragem do solo seja realizada anualmente antes do plantio das culturas, através dessas técnicas é possível:

  • Identificar fatores limitantes de rendimento de cada propriedade;
  • Indicar a capacidade de fornecimento de nutrientes do solo, servindo de ponto de partida para o uso de recomendação de fertilizante e calcário;
  • Identificar e entender a variabilidade natural da sua fazenda;
  • Monitorar a fertilidade do solo e as tendência a longo prazo, de forma que os programas de manejo de nutrientes possam ser ajustado para atender as metas.

Em parceria com o laboratório Terranálises, a Ecoltec Consultoria Ambiental realiza análise de corretivos agrícolas, tecido vegetal e solo com objetivo de elevar a qualidade da produção nos mais diversos tipos de amostras, atendendo às necessidades das diversas culturas de plantio.

Excelência em análises laboratoriais para o Agronegócio

A importância da análise de solo para aumentar a produtividade no Agronegócio

Nosso Laboratório é acreditado pela CGCRE/INMETRO para ISO/IEC 17025. A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica do Laboratório assegurando a confiabilidade e rastreabilidade dos serviços realizados.

A Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) é o organismo de acreditação de laboratórios reconhecido pelo Governo Brasileiro, sendo dentro da estrutura organizacional do INMETRO, a unidade principal que tem total responsabilidade e autoridade sobre todos os aspectos referentes à acreditação, incluindo as decisões de acreditação.

Sobre a parceria da Terranálise e Ecoltec Consultoria Ambiental

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Em 2019, a Ecoltec firmou parceria com o Laboratório Terranálises para atender as empresas com ensaios físico químicos e microbiológicos em amostras de água e efluentes. Essa parceria é mais uma iniciativa da Ecoltec Consultoria Ambiental para levar ao mercado e à sociedade soluções que estejam na vanguarda da tecnologia de gestão ambiental.

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *