Notícias

Sobre a ODS 13 e a atuação da Ecoltec dentro dessa temática

Por ser uma empresa atuante na área de controle ambiental, prestando serviços nas áreas de efluentes líquidos, atmosféricos, resíduos sólidos e áreas contaminadas desde 2000, a Ecoltec Consultoria Ambiental tornou-se signatária do Pacto Global das Nações Unidas.

Matérias relacionadas

Por isso, iniciamos uma série de matérias sobre cada uma das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) iniciando por aquelas que a Ecoltec atua diretamente.

Sobre a ODS 13 – Energia Limpa e Acessível

A mudança do clima é um evento transnacional, cujos impactos estão desregulando economias nacionais e afetando pessoas em todos os lugares, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade nos países em desenvolvimento. Sem a ação imediata frente à mudança do clima, a temperatura terrestre está projetada para aumentar mais de 3 ºC até o final do século XXI.

Uma das metas para esse objetivo é mobilizar 100 milhões de dólares por ano até 2020 para ajudar os países em desenvolvimento no plano de mitigação de desastres relacionados ao clima.

O estabelecimento do ODS 13 apenas para lidar com a questão do clima é encarado como estratégico para a mobilização dos atores capazes de promover as mudanças necessárias para impedir estas projeções de se tornarem realidade.

Atuação da Ecoltec dentro dessa temática

a Ecoltec presta consultoria dentro de várias áreas de gestão ambiental, entre elas, avaliação de processos produtivos para redução de consumo de energia, avaliação e implantação de processos de energia limpa e renovável, avaliação de inventários de GEE’s (gases de efeito estufa) com ênfase na redução da emissão e programas de captação de carbono. Avaliação abrangente de toda cadeia produtiva apontando pontos de melhoria e redução de GEE’s.

Com isso, colaboramos diretamente com a ODS 13 por tornar o processo produtivo sustentável reduzindo o impacto ambiental e consequentemente, minimizando os efeitos nocivos ao clima.

Objetivos (Fonte: Nações Unidas)

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas

Sobre a Ecoltec

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *