Notícias

Sobre a ODS 7 e a atuação da Ecoltec dentro dessa temática

Por ser uma empresa atuante na área de controle ambiental, prestando serviços nas áreas de efluentes líquidos, atmosféricos, resíduos sólidos e áreas contaminadas desde 2000, a Ecoltec Consultoria Ambiental tornou-se signatária do Pacto Global das Nações Unidas.

Matérias relacionadas

Por isso, iniciamos uma série de matérias sobre cada uma das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) iniciando por aquelas que a Ecoltec atua diretamente.

Sobre a ODS 7 – Energia Limpa e Acessível

O ODS 7 trata do acesso às diferentes fontes de energia, principalmente às renováveis, eficientes e não poluentes. A preocupação mundial com a energia segura e com a preservação ambiental culminou, em 2002, com a criação da unidade de Energia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a temática.

Trata-se de um ODS que interliga diferentes níveis de poder: a energia é fundamental para a vida cotidiana, mas também para a produção industrial global. Com isso, os interessados no assunto são muitos e variados: vão desde as famílias que moram no campo, passando pelos municípios urbanos, chegando a Estados nacionais.

A energia é um campo de disputa internacional, principalmente quanto ao uso de fontes renováveis e não poluentes, que tem reflexo direto na economia.

Atuação da Ecoltec dentro dessa temática

A Ecoltec contribui para a ODS – 7 pois possui corpo técnico composto por químicos, engenheiros além da equipe jurídica que assessora seus clientes quanto à legislação ambiental, na implementação de sistemas de gestão ambiental , com projetos de redução de energia e redução no uso de recursos naturais.

Essas frentes são determinantes para empresas cujo objetivo é a implementação de sistemas para geração de energia sustentável, alinhadas à legislação vigente e dentro das melhores práticas para garantir eficiência e economia.

Objetivos (Fonte: Nações Unidas)

7.1 até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia

7.2 aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global, até 2030

7.3 dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030

7.a até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa

7.b até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos e SIDS

Sobre a Ecoltec

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades. Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *