Notícias

Para atender o Acordo de Paris, a Descarbonização precisa ser cinco vezes maior

Descarbonização consiste na redução de emissões de carbono na atmosfera (dióxido de carbono, CO2). A queima de combustíveis fósseis é realizada para alimentar energeticamente os processos produtivos, resultando na emissão de gases e consequentemente, no efeito estufa. O desmatamento, aumento dos meios de transportes, impermeabilização do solo para avanço das cidades e outras atividades contribuem para esse aumento.

O Acordo de Paris é um tratado internacional que atua na esfera do CQNUMC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) e rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC. O tratado foi ratificado por mais de 190 países.

METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÕES DO ACORDO DE PARIS

Sobre a meta de Descarbonização

Segundo relatório da PwC, a taxa anual de descarbonização precisa aumentar em cinco vezes para que a meta do Acordo de Paris seja alcançada. A empresa analisou como os países do G20 tem atuado para descarbonizar suas economias e faz uma comparação da meta anual de cada país.

O relatório aponta que em 2020 a média global de descarbonização ficou em 2,5%, o resultado é fruto da redução da demanda global de energia, que reduziu em 5,6% as emissões relacionadas ao setor em comparação com os níveis de 2019. Porém, a meta ideal seria 12,9%.

Segundo o mesmo relatório, entre 2019 e 2020 o Brasil registrou um índice de descarbonização de 1,9%, mas nos últimos 20 anos essa taxa foi de apenas 0,5%. Os únicos países que registraram uma taxa de dois dígitos foram o México e a Indonésia, com 12,4% e 10,6%, respectivamente.

Os países do G20 possuem metas ambiciosas de redução de suas emissões, mas que precisam ser transformadas em ações concretas para chegar às mudanças necessárias.
Para os pesquisadores, apesar das empresas estarem aumentando suas ambições e ações em relação ao combate às mudanças climáticas, ainda é preciso fazer mais para alcançar os objetivos necessários. De acordo com PwC, é preciso que todos os setores da economia participem desse movimento.

A Ecoltec e a Descarbonização

A Ecoltec Consultoria Ambiental é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e atua dentro da temática ODS 13 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13) que trata de Energia Limpa e Acessível.

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *