Notícias

A Importância da Consultoria em Gestão Ambiental

Nós da Ecoltec Consultoria Ambiental oferecemos aos nossos clientes assessoria nos segmentos de tratamento de águas residuárias e gestão ambiental. Para entender melhor a amplitude do assunto, preparamos esse artigo com o objetivo de esclarecer os principais aspectos da consultoria e gestão ambiental.

O que é uma Consultoria Ambiental

Consultoria ambiental consiste em uma equipe (empresa, departamento) multidisciplinar que avalia o impacto ambiental das organizações no exercício das suas atividades e oferece soluções para a gestão sustentável que minimizam os efeitos nocivos ao meio ambiente.

A evolução da legislação ambiental e a necessidade das organizações em se manterem em conformidade às políticas ambientais exigem uma nova postura com um processo de renovação contínua em busca do desenvolvimento sustentável dos processos.

A Consultoria Ambiental da Ecoltec tem uma atuação ampla, avaliando desde recursos hídricos, emissão de gases, análises laboratoriais e descarte de resíduos no meio ambiente e está habilitada a desenvolver planos de ação que variam desde processos internos, treinamento da equipe, manutenção de equipamentos, adequação à legislação e normas e análise de indicadores de desempenho.

Os cuidados em relação a ações de reflorestamento, restauração de mananciais ou rios, reabilitação de árvores são tão importantes quanto os cuidados de preservação, para que incidentes ou acidentes ambientais sejam evitados. E todos esses temas estão englobados nas ações dos consultores da Ecoltec.

Quais as competências da Consultoria Ambiental

Como falamos anteriormente, uma gestão ambiental eficiente depende de uma equipe multidisciplinar uma vez que há inúmeros processos industriais que podem impactar no meio ambiente. Escolher uma empresa como a Ecoltec significa ter um suporte 360º pois nossa equipe é composta por profissionais das áreas jurídica, química, de equipamentos além do fornecimento de produtos para manutenção de caldeiras, por exemplo.

Essa consultoria é capaz de fazer auditorias tomando como base a legislação, análise de impacto ambiental e consultoria para certificação do ISSO 14001 por exemplo. A vantagem desse modelo é que a empresa poderá contar com o mesmo parceiro para todas as demandas referentes à gestão ambiental.

Sobre licenças ambientais

A licença ambiental é o documento, com prazo de validade definido, em que o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas por sua empresa.

Entre as principais características avaliadas no processo podemos ressaltar: o potencial de geração de líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de riscos de explosões e de incêndios.

Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedor assume os compromissos para a manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Ecoltec em relação ao Licenciamento Ambiental.

Por que investir em Consultoria Ambiental?

Muitos empresários consideram o investimento em consultoria ambiental oneroso e algumas vezes desnecessário, há uma compreensão de que a adequação às normas ambientais não passam de burocracias a serem seguidas pela empresa. No entanto, sugerimos encarar o tema como uma oportunidade.

A gestão ambiental deve ser compreendida como investimento a longo prazo, uma vez que a manutenção correta dos recursos naturais poderá proporcionar a empresa uma relação sustentável e duradoura com o meio ambiente.

Outro ponto a ser destacado está ligado ao comportamento do consumidor que está se tornando mais exigente em relação a responsabilidade ambiental das empresas. A necessidade de reduzir o impacto ambiental já faz parte do consciente coletivo e constantemente há divulgação de dados sobre o tema.

Há inúmeras pesquisas que reforçam o cuidado do consumidor em buscar empresas responsáveis, mas trazemos os dados do Índice de Consumo Consciente Brasileiro, pesquisa feita pelo Mundo do Marketing (02/2015) que conclui que 50% dos brasileiros preferem marcas engajadas com o meio ambiente. Leia a pesquisa completa aqui.

Gestão Ambiental pode reduzir custos?

Sim, o reuso de água industrial é um dos melhores exemplos disso, uma vez que o a consultoria ambiental oferecida pela Ecoltec desenvolve um planejamento com foco economia, reciclagem e retorno sobre investimento.

A correta destinação de resíduos e o programa de coleta seletiva também geram economia para a empresa pois reduzem o custo de destinação de resíduos.

Sobre a Ecoltec

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades. Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *