Notícias

Ecoltec e sua contribuição para o Porto de Paranaguá: Avaliação e melhoria no tratamento de água de chuva

No dia 08 de setembro, o Porto de Paranaguá contou com um importante serviço prestado pela Ecoltec, uma empresa especializada em soluções sustentáveis ​​para o tratamento de água e gestão ambiental. A missão da Ecoltec foi avaliar as possibilidades de melhoria no tratamento de possíveis contaminações e no aproveitamento da água da chuva, contribuindo assim para a preservação ambiental e a eficiência operacional do porto.

O tratamento de água de chuva é uma questão crucial para qualquer área portuária, uma vez que a chuva pode arrastar impurezas e contaminantes para os corpos d’água próximos, representando um desafio significativo para a sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a avaliação feita pela Ecoltec se revela de extrema importância.

Os principais objetivos desse serviço prestado pela Ecoltec foram:

Avaliação de Contaminação Potenciais: A empresa avaliou as possíveis fontes de contaminação da água de chuva no Porto de Paranaguá, identificando áreas críticas onde a água poderia ser mais suscetível à poluição. Isso ajuda a criar um plano para prevenir a contaminação.

Melhorias no Tratamento: Com base na análise, a Ecoltec recomendou melhorias nos sistemas de tratamento de água de chuva já existentes ou sugeriu a implementação de novos métodos mais eficazes e sustentáveis. Isso pode envolver o uso de tecnologias avançadas de filtragem, sistemas de armazenamento adequados e práticas de gestão eficazes.

Reúso da Água de Chuva: A água de chuva é uma poderosa fonte de água doce que pode ser reutilizada para diversas questões específicas, como privacidade, lavagem de equipamentos e até mesmo para processos industriais. A Ecoltec trabalhou na identificação de oportunidades para o aproveitamento da água da chuva no Porto de Paranaguá, o que não apenas reduz o consumo de água potável, mas também contribui para a sustentabilidade hídrica.

Aspectos Ambientais e Legais: A empresa também cuidou de garantir que todas as recomendações e melhorias realizadas em conformidade com as regulamentações ambientais locais e nacionais, garantindo que o Porto de Paranaguá cumpra todas as normas de proteção ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *