Notícias

Sobre o IQA, Índice de Qualidade das Águas

A importância da qualidade da água está bem caracterizada na Política Nacional de Recursos Hídricos, que define, entre seus objetivos, “assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade aos respectivos usos”.

O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation e consiste em uma metodologia para avaliar a qualidade da água, a partir da medição de suas características físicas, químicas e biológicas, classificando-as a partir de parâmetros de qualidade estabelecidos.

Seu objetivo é avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos e cargas orgânicas de origem industrial.

A partir de 1975 começou a ser utilizado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país.

Analisando parâmetros, é possível estabelecer níveis e padrões de qualidade que possibilitam o enquadramento dos cursos d’água em classes ou níveis de qualidade e as diferentes possibilidades de uso. A qualidade da água não se restringe à sua pureza, mas às características desejadas para usos diversos.

Parâmetros avaliados no IAQ (Índice de Qualidade das Águas)

O IQA é composto por nove parâmetros, cada um com seu respectivo peso, que foram fixados em função da sua importância para a conformação global da qualidade da água, são eles:

Oxigênio Dissolvido

O oxigênio dissolvido é vital para a preservação da vida aquática, já que vários organismos (ex: peixes) precisam de oxigênio para respirar. As águas poluídas por esgotos apresentam baixa concentração de oxigênio dissolvido pois o mesmo é consumido no processo de decomposição da matéria orgânica.

Coliformes termotolerantes

As bactérias coliformes termotolerantes ocorrem no trato intestinal de animais de sangue quente e são indicadoras de poluição por esgotos domésticos. Elas não são patogênicas (não causam doenças) mas sua presença em grandes números indicam a possibilidade da existência de microrganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica (ex: disenteria bacilar, febre tifóide, cólera).

Potencial Hidrogeniônico (pH)

O pH afeta o metabolismo de várias espécies aquáticas. A Resolução CONAMA 357 estabelece que para a proteção da vida aquática o pH deve estar entre 6 e 9.

Alterações nos valores de pH também podem aumentar o efeito de substâncias químicas que são tóxicas para os organismos aquáticos, tais como os metais pesados.

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20)

A Demanda Bioquímica de Oxigênio representa a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica presente na água através da decomposição microbiana aeróbia. A DBO5,20 é a quantidade de oxigênio consumido durante 5 dias em uma temperatura de 20°C.

Temperatura da água

A temperatura influência vários parâmetros físico-químicos da água, tais como a tensão superficial e a viscosidade. Os organismos aquáticos são afetados por temperaturas fora de seus limites de tolerância térmica, o que causa impactos sobre seu crescimento e reprodução.

Nitrogênio Total

Nos corpos d’água o nitrogênio pode ocorrer nas formas de nitrogênio orgânico, amoniacal, nitrito e nitrato. Os nitratos são tóxicos aos seres humanos, e em altas concentrações causa uma doença chamada metahemoglobinemia infantil, que é letal para crianças.

Fósforo Total

Do mesmo modo que o nitrogênio, o fósforo é um importante nutriente para os processos biológicos e seu excesso pode causar a eutrofização das águas. Para conhecer mais sobre eutrofização, veja o item sobre o Índice de Estado Trófico.

Turbidez

A turbidez indica o grau de atenuação que um feixe de luz sofre ao atravessar a água. Esta atenuação ocorre pela absorção e espalhamento da luz causada pelos sólidos em suspensão  (silte, areia, argila, algas, detritos, etc. ).

A principal fonte de turbidez é a erosão dos solos, quando na época das chuvas as água pluviais trazem uma quantidade significativa de material sólido para os corpos d’água

Resíduo Total

O resíduo total é a matéria que permanece após a evaporação, secagem ou calcinação da amostra de água durante um determinado tempo e temperatura.

Quando os resíduos sólidos se depositam nos leitos dos corpos d’água podem causar seu assoreamento, que gera problemas para a navegação e pode aumentar o risco de enchentes. Além disso podem causar danos à vida aquática pois ao se depositarem no leito eles destroem os organismos que vivem nos sedimentos e servem de alimento para outros organismos, além de danificar os locais de desova de peixes.

A Ecoltec e a análise de IQA (Índica de Qualidade das Águas)

A Ecoltec Consultoria Ambiental, em parceria com a Terranálises Laboratório de Análises Ambientais estão habilitadas e possuem expertise na avaliação do Índice de Qualidade das Águas.

Em julho de 2022 realizaram a avaliação de mais de 140 pontos dos rios da cidade de Curitiba, um importante trabalho para medir a qualidade da água da cidade.

Sobre a Terranálises

Fundado em 2008 na cidade de Fraiburgo/SC, o Laboratório Terranálises surgiu com o intuito de atender as indústrias da região em ensaios físico químicos e microbiológicos em amostras de água e efluentes.

Com ferramentas e diferenciais competitivos, o Laboratório Terranálises vêm constantemente conquistando a credibilidade e confiança dos seus parceiros e clientes assumindo espaço no mercado nacional. Esse reconhecimento é resultado de uma política de qualidade forte, voltada a excelência dos seus resultados, comprometimento com seus clientes e colaboradores, confidencialidade, imparcialidade e ética em seus serviços prestados.

E seus valores são pautados na qualidade e produtividade, imparcialidade, confidencialidade, confiabilidade, competência técnica, paixão pelo serviço e foco no cliente, desenvolvimento das pessoas, sinergia, agilidade, honestidade e integridade, comprometimento e valorização.

Conheça mais em www.terranalises.com.br

Sobre a Ecoltec

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma proativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *