No dia 24 de janeiro de 2019, a diretora técnica Leoneia Lima (Linkedin) da Ecoltec Consultoria Ambiental participou da primeira reunião sobre valorização de resíduos na sede da Zero Resíduos. Confira abaixo a notícia na íntegra.
Especialistas da região debatem valorização de resíduos
Em primeira reunião do ano, Grupo de Profissionais do Meio Ambiente dos Campos Gerais discute valorização de resíduos
Nesta quinta-feira (24), o Grupo de Profissionais do Meio Ambiente dos Campos Gerais se reuniu para o primeiro encontro de 2019. O objetivo foi iniciar o ano com um tema que merece atenção de todos: a valorização de resíduos. A reunião aconteceu na sede da Zero Resíduos, empresa do Grupo Philus.
O crescimento acelerado da geração de resíduos é um perigo para a humanidade. Se atitudes sustentáveis não forem tomadas, a quantidade de resíduos pode crescer 70% até 2050, segundo o último relatório do Banco Mundial. Seriam 3,4 bilhões de toneladas de lixo por ano.
Desde a regulamentação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/10 – empresas públicas e privadas têm dado mais atenção ao tema e buscado alternativas de destinação final de resíduos, já que a gestão desses materiais é um dos caminhos necessários e urgentes para a sustentabilidade.
Como alternativas, diversos sistemas de gestão e novas soluções para valorização, tratamento e reaproveitamento dos resíduos vêm sendo apresentados. “A quantidade de materiais que jogamos fora todos os dias é uma das grandes problemáticas mundiais. Não podemos apenas encarar tudo como rejeito, acreditamos e investimos na busca por soluções sustentáveis para os resíduos. No futuro, o rejeito de aterros sanitários – aqueles que obedecem as normas da PNRS – poderá ser usado como combustível”, explicou Vicente Nadal Neto, engenheiro da Zero Resíduos que ministrou palestra sobre o tema.
“Começar o ano de 2019 com a apresentação de novas tecnologias na área de resíduos sólidos condiz com o objetivo do grupo, que é unir os profissionais de meio ambiente para discutir as problemáticas relacionadas”, afirmou a coordenadora do GPMACG, Amanda Siqueira Stemmler, da empresa Agrocete. Também estiveram presentes no encontro profissionais das empresas Hubner, Allnex, Belgotex, Frísia, Pluris Ambiental, K2 Agro, Senai e Ecoltec, Expresso Princesa dos Campos e Zero Resíduos.
Formado por representantes de diversas empresas da região dos Campos Gerais, os profissionais atuam nas áreas de gestão de meio ambiente e trocam experiências e informações. O Grupo, que completa três anos em março, se reúne mensalmente. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a coordenação (Amanda Stemmler amanda@agrocete.com.br ou Isabella Marchesini no isabella.marchesini@allnex.com).
Fonte: Jornal a Rede