Os efluentes líquidos industriais, que contém resíduos de processos, precisam passar por tratamento adequado para lançamento em corpos hídricos, em atendimento as legislações ambientais e licenças de operação.
A Ecoltec faz avaliação da tratabilidade desses resíduos, através de testes de bancada, e elabora projetos e equipamentos específicos para cada situação e cada empresa, buscando tornar o efluente tratado em condições de ser lançado em corpo receptor, ou se possível de ser reutilizado para fins que não necessitem de água potável, como limpeza de pátios, águas de resfriamento entre outros.
O que é Efluente Líquido?
São produtos líquidos lançados no meio ambiente provenientes da indústria ou do esgoto doméstico, possuem dois tipos: domésticos e industriais. A responsabilidade de fiscalizar e determinar níveis de emissão cabe aos órgãos ambientais e é de responsabilidade das empresas criarem e monitorarem a emissão de tais efluentes.
ETE (Estações de Tratamento para Efluentes Líquidos)
Cada etapa do processo produtivo gera um tipo de efluente com características distintas a ser tratado. Ao longo dos anos as estações tendem a deixar de atender de forma eficaz as demandas de empresa, seja pela evolução da atividade industrial ou pela revisão das leis ambientais.
O desempenho de um sistema de tratamento de efluentes líquidos está associado a algumas características, tais como:
- Processo de tratamento adotado
- Instalações disponíveis (tanques e equipamentos)
- Procedimentos operacionais aplicados
- Capacidade de atender a demanda de carga poluidora no efluente bruto.
Por que contratar a Ecoltec
A Ecoltec possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa na gestão de suas atividades, trabalhando em conjunto com sua equipe para garantir a eficiência seja em águas industriais, efluentes líquidos ou os demais aspectos ambientais levantados em seu processo.