A licença ambiental é um ato administrativo emitido pelos órgãos públicos ambientais que autoriza a localização, instalação, operação e ampliação de atividades ou empreendimentos com potencial de causar poluição ou degradação ambiental. Esse documento estabelece condições, restrições e medidas de controle e monitoramento que devem ser rigorosamente cumpridas pelo empreendedor. Essas exigências são conhecidas como limitantes e/ou condicionantes da licença.
O não cumprimento dessas obrigações e prazos pode resultar em notificações, multas, sanções legais e até mesmo o impedimento do funcionamento do empreendimento. As limitantes têm respaldo em diversas normas jurídicas, com destaque para o Decreto Federal nº 6.514/2008, que caracteriza o descumprimento como infração administrativa ambiental.
A Ecoltec é sua parceira estratégica para garantir a manutenção e o cumprimento dessas exigências, assegurando que seu negócio opere em conformidade com a legislação ambiental vigente e evitando riscos desnecessários.
Entre os trabalhos desenvolvidos estão:
- Licenciamento ambiental de atividades industriais;
- Licenciamento ambiental de centros logísticos;
- Licenciamento ambiental de comércios e serviços;
- Regularização de licenças ambientais (RLO);
- Autorização ambiental de funcionamento (AFU);
- Outorga de direito de uso de recursos hídricos;
- Outorga de lançamento de efluentes;
- Estudo Ambiental Simplificado (EAS);
- Relatório Ambiental Simplificado (RAS)
- Identificação de Riscos Ambientais;
- Avaliação de Programa de Treinamento Ambiental;
- Plano de gerenciamento de Resíduo Sólido (PGRS);
- Plano de gerenciamento de Resíduo de Saúde (PGRSS);
- Inventário Nacional de Resíduos Sólidos;
- Solicitação de Cadri e Autorizações Ambientais para resíduos;
- Declaração Emissão Atmosférica (DEA);
- Declaração de Carga Poluidora (DCP);
- Plano de Emergência Ambiental;
- Planos de Controle Ambiental;
- Elaboração e avaliação de Memorial Descritivo de atividades do empreendimento;
- Estudo de alternativas locacionais e tecnológicas;
- Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV);
- Avaliação de memorial descritivo sobre esgotamento sanitário e efluentes líquidos;
- Relatório Ambiental Prévio;
- Solicitação de Certidão de Uso do Solo;
- Relatório de Monitoramento Condicionante Ambiental;
- Acompanhamento das limitantes de licença ambiental;
- Acompanhamento em estudos de passivo ambiental;
- Enquadramento das Fichas Técnicas do Ibama (FTE’s);
- Realização de Cadastro Tecnico Federal CTF/APP e CTF/AIDA do Ibama;
- Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) Ibama;
- Relatórios Protocolo de Montreal – Ibama;
- Avaliação de temas regulatórios;
- Relatórios ambientais específicos;
- Auditorias de Compliance e Regulatório;
- Auditoria de Plano de Gerenciamento de Risco (PGR);
- Treinamentos Ambientais;
- Visitas Técnicas.
Porque contratar a Ecoltec
A Ecoltec possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa na gestão de suas atividades, trabalhando em conjunto com sua equipe para garantir a eficiência seja em águas industriais, efluentes líquidos ou os demais aspectos ambientais levantados em seu processo.