A licença ambiental é um ato administrativo emitido pelos órgãos públicos ambientais que autoriza a localização, instalação, operação e ampliação de atividades ou empreendimentos com potencial de causar poluição ou degradação ambiental. Esse documento estabelece condições, restrições e medidas de controle e monitoramento que devem ser rigorosamente cumpridas pelo empreendedor. Essas exigências são conhecidas como limitantes e/ou condicionantes da licença.

O não cumprimento dessas obrigações e prazos pode resultar em notificações, multas, sanções legais e até mesmo o impedimento do funcionamento do empreendimento. As limitantes têm respaldo em diversas normas jurídicas, com destaque para o Decreto Federal nº 6.514/2008, que caracteriza o descumprimento como infração administrativa ambiental.

A Ecoltec é sua parceira estratégica para garantir a manutenção e o cumprimento dessas exigências, assegurando que seu negócio opere em conformidade com a legislação ambiental vigente e evitando riscos desnecessários.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão:

  • Licenciamento ambiental de atividades industriais;
  • Licenciamento ambiental de centros logísticos;
  • Licenciamento ambiental de comércios e serviços;
  • Regularização de licenças ambientais (RLO);
  • Autorização ambiental de funcionamento (AFU);
  • Outorga de direito de uso de recursos hídricos;
  • Outorga de lançamento de efluentes;
  • Estudo Ambiental Simplificado (EAS);
  • Relatório Ambiental Simplificado (RAS)
  • Identificação de Riscos Ambientais;
  • Avaliação de Programa de Treinamento Ambiental;
  • Plano de gerenciamento de Resíduo Sólido (PGRS);
  • Plano de gerenciamento de Resíduo de Saúde (PGRSS);
  • Inventário Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Solicitação de Cadri e Autorizações Ambientais para resíduos;
  • Declaração Emissão Atmosférica (DEA);
  • Declaração de Carga Poluidora (DCP);
  • Plano de Emergência Ambiental;
  • Planos de Controle Ambiental;
  • Elaboração e avaliação de Memorial Descritivo de atividades do empreendimento;
  • Estudo de alternativas locacionais e tecnológicas;
  • Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV);
  • Avaliação de memorial descritivo sobre esgotamento sanitário e efluentes líquidos;
  • Relatório Ambiental Prévio;
  • Solicitação de Certidão de Uso do Solo;
  • Relatório de Monitoramento Condicionante Ambiental;
  • Acompanhamento das limitantes de licença ambiental;
  • Acompanhamento em estudos de passivo ambiental;
  • Enquadramento das Fichas Técnicas do Ibama (FTE’s);
  • Realização de Cadastro Tecnico Federal CTF/APP e CTF/AIDA do Ibama;
  • Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) Ibama;
  • Relatórios Protocolo de Montreal – Ibama;
  • Avaliação de temas regulatórios;
  • Relatórios ambientais específicos;
  • Auditorias de Compliance e Regulatório;
  • Auditoria de Plano de Gerenciamento de Risco (PGR);
  • Treinamentos Ambientais;
  • Visitas Técnicas.

Porque contratar a Ecoltec

A Ecoltec  possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa  na gestão de suas atividades,  trabalhando em conjunto  com sua equipe para garantir a eficiência seja em águas industriaisefluentes líquidos ou os demais aspectos ambientais levantados em seu processo.