Notícias

Sobre Áreas Contaminadas

O que São Áreas Contaminadas

Áreas contaminadas são locais que contenham quantidades significativas de qualquer substância ou resíduos que causem danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a ser protegido e que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.

Os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, subsolo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas, ou de uma forma geral, nas zonas não saturada e saturada, além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.

Vias de contaminação

Os contaminantes podem ser transportados a partir desses meios, propagando-se por diferentes vias, como o ar, o solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e determinando impactos e/ou riscos sobre os bens a proteger, localizados na própria área ou em seus arredores.

As vias de contaminação dos contaminantes para os diferentes meios podem ser a lixiviação do solo para a água subterrânea, absorção e adsorção dos contaminantes nas raízes de plantas, verduras e legumes, escoamento superficial para a água superficial, inalação de vapores, contato dermal com o solo e ingestão do mesmo por seres humanos e animais.

Identificação de áreas contaminadas

O processo de identificação de uma área contaminada envolve:

  • Avaliação preliminar
  • Investigação confirmatória
  • Investigação detalhada
  • Avaliação de risco
  • Ações para reabilitação da área

Para definir concretamente as ações de reabilitação, é de suma importância ter-se conhecido o cenário local, a extensão da contaminação e se as vias de contaminação existem. As opções para reuso da área devem considerar o tamanho da mesma, proximidade da população vizinha, necessidades e desejos da população vizinha, vias de acesso, zoneamento do local ao redor da área, contaminação da área e metas de remediação.

Resolução CONAMA nº 420 de 28 de dezembro de 2009

Com a Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, o gerenciamento de áreas contaminadas tornou-se factível, com adoção de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por ela causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas.

Atuação da Ecoltec em Áreas Contaminadas

A Ecoltec Consultoria Ambiental é possui equipe multidisciplinar a qual pode auxiliar no levantamento de áreas contaminadas e possíveis pontos de contaminação, para que seu cliente possa agir de forma pró-ativa, evitando a propagação da contaminação e aumento do passivo ambiental.

A partir da parceria firmada entre a Ecoltec Consultoria Ambiental e o Laboratório de Análises Ambientais Terranálises, passamos a ser o ponto de apoio do laboratório no Paraná, tornando o processo logístico de recebimento e coleta para atender as empresas com ensaios físico químicos e microbiológicos em amostras de solo, água superficial, água subterrânea e efluentes.

Contamos ainda com parcerias com renomados profissionais da área técnica e jurídica, com o intuito de mapear de forma completa todo o problema que envolve uma contaminação ambiental, e assegurar que sua empresa estará legalmente amparado para poder resolver uma situação de passivo.

Sobre a Ecoltec

Fundada em Junho de 2000, a Ecoltec está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Traz consigo a bagagem de anos de experiência nas áreas química, jurídica e de meio ambiente. Nossa atuação contempla a indústria e empresa dos mais diversos ramos de atividades

Dedicamos nossa expertise para criar soluções inteligentes e eficazes, auxiliando de forma pró-ativa nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *